//Estado alerta escolas para o correto descarte dos livros didáticos

Estado alerta escolas para o correto descarte dos livros didáticos

A Secretaria Estadual da Educação está alertando as escolas para o descarte de livros didáticos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os livros devem ser entregues para reutilização e cada escola precisa adotar medidas para estimular a devolução, bem como registrar a quantidade devolvida. Já os livros do Ensino Médio tem um outro destino. Seguindo o Programa Nacional do Livro Didático, eles serão descartados, podendo ser entregues aos próprios alunos ou distribuídos para cooperativas de reciclagem.

“Com a devolução dos livros, a escola pode avaliar as reais necessidades de novos livros. Pode realizar remanejamento e solicitar livros da reserva técnica ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), promovendo o uso adequado dos recursos públicos”, diz a coordenadora de Monitoramento do Livro Didático, Alessandra Santana.

Além da devolução e descarte dos livros, os diretores devem prestar atenção ao recebimento dos livros didáticos durante janeiro, mantendo uma pessoa responsável pelo procedimento nas escolas. Os livros escolhidos pelos professores para o ano letivo de 2018 foram enviados pelos Correios.

Por isso, é fundamental que sejam conferidos todos os pacotes, que são acompanhados do nome e endereço da escola, além de rótulo com especificações do conteúdo. Em caso de discordância, o gestor deverá entrar em contato com o FNDE pelo e-mail livrodidatico@fnde.gov.br.