//Camamu sediou lançamento dos Editais do programa Bahia Produtiva

Camamu sediou lançamento dos Editais do programa Bahia Produtiva

Camamu sediou na última sexta-feira (9), o lançamento dos Editais do programa Bahia Produtiva da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a CAR – Companhia de Desenvolvimento e Ação regional e Prefeitura de Camamu. O evento realizado no Quiepe Esporte Clube contou com a presença de associações de agricultores, povos indígenas e quilombolas e lideranças políticas. 

O chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Geandro Ribeiro, representando o secretário estadual Jerônimo Rodrigues, disse que Camamu passa a contar com um forte investimento do Governo do Estado na área d agricultura familiar. “Este edital te uma particularidade que são os povos tradicionais (quilombolas e indígenas). São 9 milhões para projetos juntos aos quilombolas e mais 9 milhões para projetos na área indígena. Estamos também lançamento um edital específico para a revitalização das agroindústrias. Já ultrapassamos mais de R$ 270 milhões em investimentos na agricultura familiar em dois e meio”, destacou Geandro. 

Prefeita Ioná Queiroz fala da importância em priorizar as pequenas comunidades com ações de fomento a agricultura familiar

O secretário Municipal da Agricultura Manoel Luis, exaltou os avanços na agricultura durante a gestão de Rui Costa, lembrou da falta de políticas públicas para o setor por parte do atual governo federal e agradeceu a prefeita Ioná Queiroz pelo empenho em fomentar a agricultura local.

 O Vereador Mamaco citou as necessidades das comunidades rurais e agradeceu o cuidado do governo estadual em beneficiar o pequeno agricultor, os quilombolas e a comunidade indígena de Camamu com o acesso aos recursos do Bahia Produtiva.

 O deputado federal Paulo Magalhães, prestigiou o encontro e destacou o trabalho do governo baiano junto à prefeita Ioná. “Este evento mostra a preocupação do governador Rui Costa com a agricultura familiar, de maneira a gerar e dar condição para que os pequenos agricultores possam produzir”, disse o deputado, que na oportunidade, entregou um trator agrícola para as comunidades rurais. 

O deputado estadual Rosemberg Pinto, em seu discurso, falou da importância do programa Bahia produtiva. “Estamos aqui em Camamu estimulando as associações a se capacitarem para participarem destes editais, em especial as comunidades quilombolas e indígenas de Camamu. São 98 milhões para os editais. Mais 60 milhões para ações regionalizadas e fortalecimento das agroindústrias”, disse Rosemberg. 

Camamu já havia participado no dia 27 de fevereiro, através da prefeita Ioná Queiroz, do lançamento dos editais em Salvador. Ioná salientou a importância do Bahia Produtiva para Camamu e região. “Nós precisamos ajudar a agricultura familiar, precisamos que esses agricultores tenham acesso direto ao crédito e vamos montar uma equipe para auxiliá-los para que esses agricultores ganhem os editais do governo. A gente precisa ajudar os agricultores, as dez comunidades quilombolas existentes no município, os indígenas que por sinal já estão sendo agraciados com uma casa de farinha do programa Bahia Produtiva. Precisamos estar juntos deles”, disse a prefeita. 

O programa Bahia Produtiva vem permitindo que os pequenos agricultores possam ter acesso direto ao crédito para investimento em suas propriedades rurais. Os quilombolas e os indígenas, juntos, erão acesso a mais de R$ 18 milhões de reais de recursos.

 Da Redação